IBGE recebe tridígito 137 e prevê implementação em 2026

há 2 dias 4
ibgeFoto: IBGE

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reconheceu o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como um serviço de utilidade pública e autorizou o órgão a utilizar o tridígito 137. A implementação do código está prevista para 2026. 

O número será usado pelo IBGE nas coletas de pesquisas por telefone e poderá ser contatado pelo público como um canal permanente para solicitação de serviços e informações. No Censo Demográfico de 2022, o IBGE já havia utilizado experimentalmente o tridígito. 

Na ocasião, foi constatado um aumento de 180% no volume de ligações em relação aos canais convencionais. Dessa forma, o instituto estima que no primeiro ano de uso do tridígito 137, mais de 1 milhão de ligações sejam recebidas, representando um aumento de 91% nos atendimentos.

Aprovação rápida

Em agosto último, o IBGE enviou para a Anatel um estudo solicitando a designação do serviço especial de acesso telefônico para uso contínuo. Apenas uma semana depois a Gerência de Certificação e Numeração da agência concedeu o pedido, por meio do ato nº 11.190, de 27 de agosto de 2025.

"Estamos em um momento de transformação digital do IBGE e uma das possibilidades do avanço do processo de digitalização é utilizar o canal telefônico por meio do número 137", ponderou Marcio Pochmann, presidente do IBGE. Hoje, os atendimentos ocorrem por meio do número 0800 7218181, do portal do IBGE ou via correio eletrônico.

"Dessa forma, o IBGE passa a estar no mesmo patamar do sistema de saúde pública, do sistema de segurança e bombeiros. [Isso representa] não apenas o reconhecimento ao exitoso trabalho do IBGE, mas algo que fortalece ainda mais o trabalho de pesquisa e de produção de conhecimento sobre a realidade, que é o elemento fundante para que o Brasil possa ter melhores políticas públicas", indicou Pochmann. Em 2026, o instituto completa 90 anos. 

Ler artigo completo

users online free counter