Mercado móvel no Brasil tem melhor desempenho do ano em agosto

há 1 semana 11
(crédito: Freepik)

Agosto foi o melhor mês de 2025 até agora para o mercado móvel no Brasil. O País registrou 1,3 milhão de novas linhas ativas no período. Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado, esse número foi de 899 mil.

Os dados foram divulgados em balanço pela Anatel. Conforme tendência acompanhada nos últimos meses, o resultado foi fortemente puxado pela ativação de chips para Internet das Coisas (IoT). 

Com isso, o País fechou julho com 268,5 milhões de acessos totais (+2,2% em um ano) considerando celulares e o mercado IoTVeja o ranking das operadoras que mais cresceram em agosto.

Mercado móvel em agosto de 2025Arte: Teletime

Celulares tradicionais

Se excluído o mercado de IoT, as ativações de linhas de celulares tradicionais (chamadas de "padrão" pela Anatel) não foram tão bem em agosto. Isso porque a adição líquida desses acessos foi de apenas 3 mil.

As três grandes operadoras do País, por exemplo, ficaram no vermelho em relação a julho deste ano, já que perderam mais clientes do que ganharam. 

Chips de celular ativos em agosto de 2025Arte: Teletime

O Brasil encerrou o mês de agosto com 216,4 milhões de linhas de celular. A Surf Telecom foi a operadora que mais ganhou clientes no período (+52 mil), seguida pela cearense Brisanet (+38 mil) — que está na corrida para a entrada móvel em novas regiões do País além do Nordeste, como o Centro-Oeste.

Pós-pago

Cada vez mais os brasileiros estão preferindo planos pós-pagos em vez de pré-pagos. Para as operadoras móveis, isso é uma boa notícia: a base pós-paga é vista como o ativo mais valiosos para essas companhias. Além da receita média por usuário ser maior, a taxa de perda de clientes desse tipo tende a ser menor. 

Quando se analisa apenas as ativações de chips nessa modalidade de pagamento, o resultado é positivo e bem diferente do observado na contagem líquida da base total.

pós-pago celular em agosto de 2025Arte: Teletime

Foram 630 mil novas linhas de celulares pós-pago ativadas em agosto deste ano. Segunda maior base móvel do País, a Claro teve o melhor desempenho no período ao após ganhar 204 mil novas linhas desse tipo. 

Ao todo, o Brasil tem 119,3 milhões de chips de celular no pós, contra 97,1 milhões que ainda funcionam baseados em ofertas pré-pagas. 

5G

A quinta geração de redes móveis no Brasil continuou crescendo. Foram mais de 1,5 milhão de novos acessos em agosto deste ano. O número representa a terceira menor adição desde janeiro de 2025.

Ao todo, passam de 52 milhões a quantidade de acessos 5G no Brasil, se considerarmos apenas os chips que estão presentes em smartphones. 

A Claro foi a operadora que mais ganhou usuários na rede. Foram 653 mil a mais no período. Maior operadora móvel do Brasil, a Vivo ficou na segunda posição (+590 mil), seguida pela TIM (+302 mil). As companhias regionais também registraram crescimento

5G no Brasil em agosto de 2025Arte: Teletime

IoT

O mercado de IoT em agosto teve o melhor desempenho do ano de 2025 até agora. Foram quase 1,3 milhão de acessos a mais em relação a julho. Esses chips estão presentes, por exemplo, em maquininhas de cartão de crédito, dispositivos de monitoramento e equipamentos de automação.

As companhias que operam esse serviço no Brasil somaram 52,1 milhões de acessos. A Vivo segue como a maior operadora deste segmento no País, com 18 milhões de linhas ativas. Em seguida vem a Claro (16,9 milhões) e a TIM (6,9 milhões)

IoT no Brasil em agosto de 2025Arte: Teletime
Ler artigo completo