Na banda larga, Giga+ e Nio perdem base em agosto

há 1 semana 8
Roteador de banda larga(crédito: Freepik)

O mercado de banda larga fixa chegou a 53,26 milhões de acessos em agosto, de acordo com dados reportados à Anatel por operadoras e provedores regionais. O número aponta aumento de 4,3% em um ano.

Os dados também indicam queda de 1,3% na comparação com julho, quando o mercado totalizava 53,97 milhões de conexões. Contudo, o dado de agosto ainda é preliminar, tendo em vista que parte dos provedores costuma atrasar o envio de relatórios de acesso ao regulador. Como todos os meses, a Anatel ainda deve revisar o número.

Inclusive, o dado preliminar de julho foi revisado para cima em pelo menos 1,19 milhão de acessos, na comparação com os números originalmente divulgados. 

De todo modo, nota-se crescimento da base de banda larga no intervalo de 12 meses. Em agosto de 2024, o mercado contava com pouco mais de 51 milhões de clientes. Com isso, no decorrer de um ano, houve um incremento de pelo menos 2,17 milhões de acessos (+4,3%), levando em conta a base preliminar de agosto (de 53,26 milhões).

Grandes grupos

Os grandes grupos seguiram avançando na banda larga em agosto, ainda que em ritmo mais lento na comparação com o mês anterior.

A Vivo, por exemplo, registrou a adição de 65 mil assinantes em agosto, resultado pouco inferior aos 71 mil em julho. A carteira da operadora alcançou 7,8 milhões de acessos.

A TIM, dona de uma operação menor no segmento de Internet fixa, incrementou a base com cerca de 7 mil novos clientes líquidos, totalizando 820,7 mil. O resultado líquido de agosto também foi ligeiramente inferior ao de julho (7,8 mil).

Já a Claro, líder do mercado de banda larga, manteve o ritmo, registrando 28 mil novos contratos líquidos em agosto. A base soma 10,47 milhões de assinantes.

Nio e Oi

O painel de acessos da Anatel ainda reporta a Oi como operadora de banda larga, mesmo após a venda da carteira de clientes para a V.tal, cuja operação para o cliente final é realizada pela marca Nio.

Sendo assim, os dados atribuídos à Oi apontam 4,015 milhões de acessos. O número indica baixa de 73 mil clientes em relação a julho (4,088 milhões).

Percebe-se, contudo, que quase o total de desconexões do mês (-72 mil) foram de acessos via fibra óptica – ou seja, a operação que é tocada pela Nio. Desse modo, a marca do Grupo V.tal fechou agosto com uma base de 3,84 milhões de clientes.

Já a base de cabo metálico, ainda pertencente à Oi, somava 160,6 mil acessos ao fim de agosto. Houve baixa de cerca de 1,6 mil clientes.

Destaques no clube do milhão

Entre as empresas consideradas prestadoras de pequeno porte (PPPs) conforme as regras da Anatel, o destaque negativo foi a perda de 83 mil clientes pela Giga+, marca comercial da Alloha Fibra.

A empresa, que ainda tem a maior base de assinantes entre as PPPs, fechou agosto com 1,54 milhões de clientes, já não ficando mais na casa de 1,6 milhão de assinantes.

A Desktop, que atua principalmente no interior paulista, reportou adição de 7 mil acessos em agosto, totalizando 1,19 milhão. A carteira de ambas, de todo modo, cresceu menos do que no mês anterior.

Com base no painel da Anatel, contrariando o habitual, a Brisanet teve cerca de 3 mil desconexões de banda larga no oitavo mês do ano, com a base caindo para 1,52 milhão.

Entretanto, os números diferem dos reportados pela operadora nordestina em seu relatório operacional mensal, que aponta a adição de 8,2 mil assinantes em agosto, com a carteira chegando a 1,53 milhão.

A Brasil TecPar, por sua vez, ficou praticamente estável, com a base de 1,079 milhão de clientes. Vale lembrar que nesta semana a empresa concluiu a incorporação da Allrede. Com isso, somando os 222,4 mil acessos do provedor, a TecPar passa a registrar, a partir de outubro, 1,3 milhão de assinantes.

Por outro lado, a Vero perdeu 6 mil clientes em agosto, ficando com uma base de 1,37 milhão.

Altas e quedas modestas

Já a Starlink, provedora de banda larga via satélite da SpaceX, teve destaque na adição de clientes em agosto, com um incremento de 9,6 mil acessos. Com isso, a empresa de Elon Musk já conta com 422,8 mil clientes no Brasil.

Agosto também foi um mês positivo, ainda que com números modestos, para outras prestadoras de banda larga. A Algar, por exemplo, ampliou a base com a adição de 3 mil clientes, totalizando 834,3 mil.

Já a Unifique ganhou 2,5 mil assinantes, chegando a 820,9 mil, enquanto a Alares registrou cerca de 1 mil novos contratos, com a carteira somando 797,3 mil.

Tanto a Ligga quanto a Mhnet registraram 1 mil desconexões de banda larga, com as bases caindo para 341,3 mil e 313,7 mil, respectivamente.

Ler artigo completo