Começam neste próximo sábado, 20, os testes de envio de mensagens de alerta do Defesa Civil Alerta (DCA), ferramenta que utiliza a tecnologia Cell Broadcast Service (CBS), para a Região Norte.
Nesta fase, receberão o teste de alerta moradores e visitantes das seguintes cidades:
- Amapá: Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho;
- Amazonas: Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba;
- Acre: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Jordão;
- Pará: Belém, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí;
- Roraima: Boa Vista, Amajari, Bonfim e São João da Baliza;
- Tocantins: Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã;
- Rondônia: Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena.
A mensagem que aparecerá no celular será:
"ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta."
Os alertas de demonstração serão disparados pelas Defesas Civis Estaduais, por meio de plataforma integrada com as redes móveis da Região. O objetivo é mostrar à população dessas cidades como o sistema funcionará a partir de 24 de setembro, data em que estará disponível a toda a Região Norte.
Já no dia 27 de setembro, serão enviados alertas de demonstração para 13 municípios da Região Centro-Oeste:
- Distrito Federal: Brasília;
- Goiás: Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás;
- Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Dourados, Corumbá e Três Lagoas;
- Mato Grosso: Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco.
Em 1º de outubro de 2025, o sistema estará oficialmente disponível na Região Centro-Oeste, completando sua implementação em todo o território nacional. A tecnologia já está disponível na Região Nordeste desde junho deste ano e nas regiões Sul e Sudeste desde dezembro de 2024.
As mensagens do Defesa Civil Alerta são enviadas a todos os celulares compatíveis, conectados às redes 4G e 5G, localizados em áreas com risco de desastres, conforme mapeamento realizado pelas Defesas Civis. O recurso utiliza estrategicamente as redes de telecomunicações para o envio dos alertas.
Os textos aparecem em primeiro plano (tipo pop-up) na tela do celular, mesmo com algum aplicativo aberto, durante a realização de chamadas ou no modo silencioso. Para receber o Defesa Civil Alerta não é necessário nenhum cadastro prévio.
O Defesa Civil Alerta complementa outras ferramentas de alertas de desastres, como via SMS e TV por assinatura. O conteúdo dos alertas é definido pelas Defesas Civis estaduais e municipais.
O Defesa Civil Alerta é um projeto estruturante do setor, coordenado pela Superintendência de Controle de Obrigações (SCO) da Anatel.
Além dos ministérios das Comunicações (MCom), da Integração e de Desenvolvimento Regional (MIDR), do Cenad e das Defesas Civis, também participaram da implementação a ABR Telecom, entidade responsável pelo desenvolvimento da solução para as operadoras de telefonia móvel, a Conexis Brasil Digital e as próprias prestadoras de serviços.
O projeto também contou com adequações nos aparelhos celulares, realizadas pela Google e Apple, coordenados pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).