Operadoras brasileiras lideram velocidade 5G em ranking da Opensignal

há 1 semana 8
(crédito: Freepik)

O Brasil foi destaque em relatório divulgado pela empresa de medição Opensignal nesta quarta-feira, 1°, e que premiou operadoras de telecomunicações pelo desempenho das redes de quinta geração móvel. As três grandes operadoras brasileiras dominaram o ranking em mercados com grande área territorial. 

"Em mercados de grande área territorial, a Vivo é a única vencedora global 5G [selo 5G Global Winner], com usuários que experimentam velocidades médias de download 5G de 362,1 Mbps", destacou a Opensignal.

As operadoras Claro e TIM também foram destacadas, já que obtiveram pontuações altas, com taxas de 348,2 Mbps e 329,1 Mbps, respectivamente. "Isso estabelece a reputação do Brasil por ter velocidades 5G de nível internacional", afirmou a análise.

Para efeito de comparação, o melhor desempenho na Nova Zelândia (quarta colocada no ranking) foi de 310 Mbps, pela One NZ. Na Noruega, foi 274 Mbps (Telenor) e, nos Estados Unidos, a maior velocidade média de download no 5G obtida por uma operadora foi 246,6 Mbps (T-Mobile).

Ranking 5G da OpensignalImagem: Opensignal

Já em mercados de pequena área territorial, o destaque foi a operadora sul-coreana KT. Por lá, a tele registrou uma velocidade média de download de 470,7 Mbps.

Velocidade vs. cobertura

Apesar da velocidade de download 5G no Brasil estar acima da média global, a tecnologia segue concentrada em espaços urbanos. Os Estados Unidos, mesmo tendo um território maior do que o Brasil, foi líder em experiência de cobertura de quinta geração móvel, por meio da operadora T-Mobile.

Também por lá, AT&T e Verizon foram destaques. O Canadá, que também é um país de grandes dimensões, teve duas teles (Telus e Bell) como destaque por oferecer boa experiência de cobertura. Nenhuma operadora brasileira recebeu o mesmo reconhecimento.

Ranking 5G

Os resultados foram obtidos a partir de dados coletados diretamente de dispositivos de usuários durante os primeiros 180 dias de 2025 (1º de janeiro a 28 de junho de 2025).

"Em vez de depender do desempenho teórico ou de resultados de pico em laboratório, o prêmio se baseia em bilhões de testes em dispositivos, utilizando a metodologia proprietária da Opensignal, proporcionando uma visão verdadeira da experiência 5G cotidiana", afirmou a Opensignal.

Ler artigo completo