Dados do novo painel de monitoramento de implementação da Estratégia Nacional de Educação Conectada (ENEC) lançado pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que a região Sul é a que possui, proporcionalmente, mais escolas públicas conectadas nos parâmetros adequados.
A região alcançou o índice em 77% das 19.837 escolas existentes na região. O percentual representa 15.392 unidades escolares nos estados do Sul.
Em seguida vem a região Centro-Oeste, que consta com 5.977 escolas conectadas, de um total de 7.857 unidades escolares. Isso representa 76,1% das escolas da região conectadas na ENEC.
Percentualmente, a região Nordeste fica em terceiro lugar, já que consta com 68,5% das suas unidades escolares conectadas nos parâmetros adequados: 33.742, de um total de 49.275 escolas.
A região Sudeste consta com 63,4% das unidades escolares conectadas. Isso representa 25.696 escolas de um universo de 40.535 escolas.
A região Norte vem por último, com 10.012 escolas conectadas, o que representa 49,2% de um total de 20.343 unidades escolares existentes na região.
A média nacional é de 65,9% escolas com conectividade nos parâmetros adequados: são 90.819 unidades, de um total de 137.847 escolas públicas no País.
Em setembro, a Estratégia Nacional Escolas Conectadas (Enec) completou dois anos. Nesse período, segundo o governo federal, o percentual de escolas públicas com conectividade adequada para fins pedagógicos subiu de 45,4% para os 65,9%.
Ao todo, os diferentes programas que integram a ENEC investiram, segundo o governo, R$ 3 bilhões dos R$ 6,5 bilhões previstos para a conexão de unidades escolares pelo Novo PAC. Com isso, a estimativa é que mais de 23 milhões de estudantes foram beneficiados.
No quesito energia, um dos grandes desafios que se apresentou quando a ENEC começou a ser implementada, das 137 mil escolas que serão conectadas, 98,6% estão com energia adequada, o representa 135.895 unidades escolares.
Apenas 1.952 escolas ainda precisam adequar sua infraestrutura de energia para receber conectividade.
A maioria das unidades que precisam de adequação na energia estão localizadas na região Norte, sendo Acre e Roraima os estados com a maior demanda entre escolas.
Já na infraestrutura de Wi-Fi nas unidades escolares, os dados do Painel da ENEC são mais difusos. 93.896 unidades possuem Wi-Fi adequado, enquanto 26.533 possuem Wi-Fi insuficiente e 11.871 unidades não forneceram informações se possuem ou não a infraestrutura disponível.
A unidade da federação com mais escolas que possuem Wi-Fi adequado é o Distrito Federal, com 85%. Já a última é o Amapá, com apenas 27,2% das escolas com o recurso.