A TIP Brasil, operadora digital que oferece soluções de telecom para ISPs, está apostando em uma ferramenta de inteligência artificial (IA) voltada para a automatização de processos comerciais de provedores regionais de Internet.
Segundo a companhia, o sistema (apelidado de TIP Sales IA) é capaz de interpretar mensagens em texto e áudio, gerar respostas naturais e aprender com interações. A ferramenta também nasce integrada ao WhatsApp, canal que concentra grande parte das negociações entre provedores e consumidores.
"O nosso objetivo é democratizar o acesso à tecnologia de ponta, oferecendo aos ISPs recursos de inteligência artificial que até então eram restritos a grandes players do mercado", afirmou o diretor comercial da TIP Brasil, Cristiano Alves.
A ferramenta, segundo a operadora, foi desenvolvida para resolver desafios recorrentes dos provedores, como alta rotatividade de vendedores, inconsistência no follow-up comercial e custos elevados de equipes presenciais. Para isso, utiliza recursos como técnicas de vendas consultivas e persuasivas.
De acordo com a empresa, entre os diferenciais estão integração com sistemas de gestão de ISPs, possibilidade de personalização e adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Futuramente, a TIP Brasil pretende incluir funções como prospecção ativa de clientes e cobrança automatizada.