A empresa de medição Opensignal divulgou nesta sexta-feira, 10, um levantamento com as provedoras de Internet banda larga mais rápidas do Brasil. Foram analisadas 10 capitais brasileiras a partir de indicadores como velocidades de download e upload, qualidade consistente, bem como experiências em vídeo e confiabilidade.
Na velocidade média de download, a Vivo saiu na frente com 114,8 Mbps. Segunda colocada, Claro apareceu com 96,5 Mbps, seguida por Nio (95,6 Mbps) e TIM (90,8 Mbps). No upload, a Vivo também manteve a liderança. Os dados foram coletados entre 29 de maio a 25 de agosto de 2025.
Brasília se destacou com a maior velocidade média de download entre as capitais pesquisadas, alcançando 131,6 Mbps com a Vivo. Em São Paulo, a melhor velocidade média foi de 120,2 Mbps, também com a operadora.
A Vivo ainda foi vencedora única no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Fortaleza. Em Manaus e Salvador, houve empate da empresa com a TIM. Em Recife, empate triplo da dupla e a Claro. E em Goiânia, igualdade quádrupla, incluindo a Nio. O relatório completo pode ser visto aqui.
Qualidade consistente
Na média entre os lugares analisados, houve empate técnico entre Nio (antiga Oi Fibra) e a TIM no quesito qualidade consistente. Em seguida, aparecem Claro e Vivo. De acordo com a análise, esse indicador mede a frequência com que uma rede atende aos requisitos de aplicativos comuns em um único dispositivo.
Em cidades como Brasília, Goiânia, Manaus, Recife, Salvador e São Paulo, a TIM liderou na qualidade de consistência. Na capital federal, a operadora dividiu essa primeira posição com a Giga+ Fibra e, em Recife, com a Nio.
Quando se fala em confiabilidade da rede, a Nio levou vantagem. Isso significa que a infraestrutura da operadora teve mais capacidade de oferecer resistência para a conexão de vários dispositivos numa única residência e, com eles, concluir com êxito tarefas ininterruptas. Em vídeo, os resultados foram parecidos entre Vivo, Claro, Nio e TIM.
"Os provedores nacionais levam para casa a maioria das vitórias nas 10 cidades incluídas neste relatório. No entanto, algumas operadoras regionais chegam ao topo. Entre elas está a Brisanet, que ganhou por Qualidade e Confiabilidade Consistentes em Fortaleza, além de empatar em Velocidade de Upload no mesmo mercado. Ela também empata com a TIM em Experiência de Confiabilidade em Recife", apontou o levantamento.