Anatel e Unesco lançam projeto para inserção digital de idosos

há 1 semana 14
idososFoto: Divulgação/Anatel

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) estão iniciando nesta semana uma série de oficinas com organizações ligadas à tecnologia e ao público idoso, visando compreender desafios enfrentados por eles no ambiente online.

As atividades devem ocorrer em sete capitais situadas nas regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. A iniciativa, intitulada "Práticas que Conectam: Compartilhando soluções para a inserção digital de pessoas 60+", foi lançada de forma virtual nesta segunda-feira, 15.

Segundo Cristiana Camarate, superintendente de Relações com Consumidores da Anatel, as oficinas contarão com mais de 100 instituições que atuam no dia a dia dos idosos, o que auxiliará no entendimento das dores enfrentadas pelo público da terceira idade.

"A primeira etapa é a de diagnóstico para, a partir daí, desenvolvermos novos trabalhos, trabalhos concretos, que gerem mais benefícios para a sociedade brasileira e para que os 60+ de fato se conectem de forma segura, tranquila e intencional", afirmou a superintendente.

Cristiana também destacou a percepção de que os idosos respondem por boa parte (20% a 25%, dependendo do estudo) do percentual de pessoas que, mesmo tendo acesso à Internet, não a utilizam. A ideia é que as oficinas permitam comprovar essa ideia de forma mais concreta.

Os encontros começaram nesta terça-feira em Goiânia (GO) e em Manaus (AM). As próximas oficinas estão marcadas para 18 de setembro em Porto Alegre (RS); 23 de setembro em Belo Horizonte (MG); e 24 de setembro em Salvador (BA).

Anatel inicia campanha para uso seguro da Internet por idosos

Ler artigo completo

users online free counter