Câmaras do Plano Nacional de Inclusão Digital têm primeira reunião

há 1 semana 16
Foto: MCom

O Ministério das Comunicações (MCom) promoveu nesta segunda-feira, 15, a primeira reunião das duas Câmaras Temáticas do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), responsáveis pela elaboração do Plano Nacional de Inclusão Digital (PNID). 

Formadas por oito ministérios cada, além de 24 entidades da sociedade civil, as equipes terão a missão de mapear e definir políticas para reduzir lacunas digitais, objetivando ampliar o acesso de qualidade à Internet para milhões de brasileiros que ainda vivem sem conectividade ou que dependem de uma rede precária.

O GTI tem 90 dias para concluir o diagnóstico e propor soluções para combater as lacunas digitais, prazo que pode ser prorrogado por igual período, se necessário.

Integração no Plano Nacional de Inclusão Digital

Para acelerar o processo, o MCom oficiou todos os ministérios do Governo Federal solicitando informações sobre iniciativas já em andamento que possam ser integradas ao PNID.

"Hoje, existem diferentes projetos de inclusão digital espalhados em várias pastas. Nossa proposta é reunir, avaliar e potencializar essas iniciativas, garantindo que o Plano seja robusto, estratégico e efetivo", explicou o secretário de Telecomunicações do MCom, Hermano Tercius.

"Tivemos uma reunião marcada pela ampla participação de diversos ministérios do Governo Federal e de entidades representativas da sociedade civil, incluindo a academia, organizações sociais e o setor produtivo", prosseguiu Tercius, sobre a primeira reunião das câmaras temáticas.

O Plano Nacional de Inclusão Digital é coordenado pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Casa Civil da Presidência da República.

Ler artigo completo

users online free counter