A joint-venture entre a operadora de satélites Viasat e a spacetech emiradense Space42 se chamará Equatys. A operação pretende viabilizar serviços globais de comunicação via satélite diretamente para dispositivos (D2D), com início das operações comerciais previsto dentro de três anos.
Segundo as empresas, a Equatys representará o primeiro modelo de "torre espacial" da indústria. A ideia é implementar uma infraestrutura compartilhada de redes não terrestres (NTN) tanto no espaço quanto em solo, seguindo padronização da 3GPP e reduzindo custos de capital.
Além de unir redes satelitais e terrestres, a dupla também pretende lançar serviços móveis via satélite (MSS) que poderão evoluir futuramente "para um ambiente de rede 5G" por meio da Equatys. A empresa espera suportar mais de 100 MHz de espectro harmonizado de MSS alocado em mais de 160 mercados.
"A Equatys possibilitará de forma única uma rede compartilhada em múltiplas órbitas, com escala e arquitetura aberta baseada em padrões para atender à significativa oportunidade de mercado em D2D e MSS de próxima geração", resumiu Mark Dankberg, presidente do conselho e CEO da Viasat, em comunicado na última terça-feira, 16.
"Ao aproveitar arquiteturas transparentes de satélite de alto desempenho e infraestrutura compartilhada, a rede oferecerá capacidade de forma eficiente em custos e utilizará os padrões 5G New Radio, evoluindo os serviços MSS já implantados, incluindo, por exemplo, a segurança no ar, em terra e no mar", completou o executivo.
A Viasat e a Space42 assinaram um memorando de entendimentos (MoU) em março de 2025, após compromisso anterior de realização de estudos técnicos e comerciais