No Ensino Médio, sete em cada dez alunos já usam IA generativa

há 1 semana 14
Uso de IA avança entre alunos do Ensino Médio(crédito: Freepik)

Sete em cada dez alunos do Ensino Médio com acesso à Internet já utilizam ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa – como ChatGPT, Copilot e Gemini – para realizar tarefas escolares, indica a pesquisa TIC Educação 2024, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) nesta terça-feira, 16.

O estudo também mostra que, ainda que em menor proporção nas etapas anteriores da educação básica, o uso de IA generativa nos anos finais do Ensino Fundamental, por exemplo, já alcança quatro em cada dez alunos.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a taxa é de 15%. Desse modo, a média do uso de aplicações de IA por estudantes brasileiros chega a 37%.

Por outro lado, de acordo com a pesquisa, apenas 19% dos alunos receberam orientações nas escolas sobre como usar as ferramentas de IA para atividades pedagógicas. O índice é um pouco maior quando se observa apenas o Ensino Médio (32%), porém, bastante inferior à proporção de estudantes que dizem utilizar as aplicações generativas.

"É um momento de adaptação. As tecnologias estão surgindo rapidamente, e as escolas têm que se adaptar, mas não é fácil", destacou Daniela Costa, coordenadora da TIC Educação, durante a apresentação da pesquisa, que também revelou uma diminuição do uso de celulares nas escolas.

"A questão é como inserir essas tecnologia na escola de uma forma crítica e orientar os alunos da melhor forma para que não percam a capacidade de uso", complementou.

Sites de busca

Apesar do crescente uso de IA, o estudo mostra que os sites de busca ainda são mais usados por alunos para fazer pesquisas na Internet. Levando em conta estudantes de todas as etapas da educação básica, 74% dizem recorrer a sites como Google e Bing.

Conforme a pesquisa, nota-se que pelo menos 8 em cada dez alunos dos anos finais do Ensino Fundamental (81%) e praticamente nove em cada dez do Ensino Médio (88%) recorrem aos sites tradicionais de busca. A proporção é significativa (59%) até mesmo nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A TIC Educação também revela que canais e aplicativos de vídeos, como YouTube e TikTok, são bastante utilizados pelos alunos brasileiros, alcançando 72% do corpo discente.

Inclusive, especificamente no Ensino Médio, as plataformas de vídeos são os recursos digitais mais usados pelos estudantes (89%) na busca de informações para trabalhos escolares.

Professores

Segundo o estudo, a formação de professores para lidar com tecnologias digitais não tem acompanhado o uso dessas ferramentas pelos alunos.

Nos 12 meses anteriores à realização da pesquisa, 54% dos docentes fizeram cursos de formação continuada, ainda que não especificamente em aplicações de IA. Além disso, o dado de 2024 é inferior ao observado em 2022 e 2021, quando 56% e 65% dos professores participaram de atividades de aprendizagem sobre recursos digitais, respectivamente.

No que diz respeito ao estudo referente a 2024, levando em conta os professores que participaram de cursos de atualização e formação, 82% estudaram plataformas, programas de computador ou aplicativos usados na criação de materiais didáticos.

As participações em atividades sobre uso seguro do celular e da Internet (69%), educação midiática e uso crítico das mídias em sala de aula (68%) e utilização da IA em tarefas pedagógicas (59%) foram citadas em proporções menores.

A pesquisa foi realizada entre agosto de 2024 e março de 2025, com 1.023 escolas públicas e particulares. Ao todo, foram feitas 10.756 entrevistas, incluindo gestores escolares (954), coordenadores pedagógicos (864), professores (1.462) e alunos (7.476).

Ler artigo completo

users online free counter