Nokia cria divisão para avançar em novas tecnologias e IA

há 1 semana 18
Sede da Nokia na FinlândiaSede da Nokia em Espoo, na Finlândia (crédito: Nokia)

A Nokia anunciou nesta quarta-feira, 17, um novo passo em sua estratégia de Inteligência Artificial (IA). A fornecedora finlandesa terá, a partir do dia 1º de outubro, uma nova divisão chamada Organização de Tecnologia e IA.

A unidade vai integrar o Nokia Bell Labs, o centenário laboratório de desenvolvimento de novas tecnologias, e será liderada por Pallavi Mahajan, ex-vice-presidente corporativa e gerente geral de Software de Data Center e Inteligência Artificial da Intel.

Entre outros cargos executivos, Mahajan liderou projetos de inovação na Intel na área de interseção de redes, mobilidade, nuvem, computação de borda e IA. Ela também tem passagem na HPE, onde atuou em programas de computação de alta performance e ficou à frente de iniciativas de nuvem híbrida. Também liderou o desenvolvimento de redes autônomas na Juniper Networks (hoje, subsidiária da HPE).

Em comunicado, a Nokia ressaltou que, com a criação da nova unidade, busca fortalecer as capacidades de inovação tecnológica e potencializar o suporte ao desenvolvimento de negócios, além de se tornar uma empresa mais focada.

"Para ter sucesso no superciclo da IA, precisamos nos concentrar em onde podemos impulsionar a diferenciação por meio de nossas principais tecnologias, fortalecer nossas capacidades em segurança e IA e maximizar o valor das parcerias em nosso ecossistema", disse Justin Hotard, presidente e CEO da Nokia, em nota.

"Ter uma organização dedicada à Tecnologia e IA será um trunfo importante para nós e nossos clientes", complementou Hotard, que também é oriundo da Intel. Ainda em meio às novidades, a Nokia informou que Nishant Batra deixará o cargo de diretor de Estratégia e Tecnologia no dia 30 de setembro.

Vale lembrar que, em meio à divulgação dos resultados financeiros do segundo trimestre, em julho, a Nokia indicou que adotaria uma estratégia focada em IA para redes e conectividade. A expectativa é de que as diretrizes da nova empreitada sejam divulgadas até novembro.

Mudanças organizacionais

A Nokia também anunciou a criação da Organização de Desenvolvimento Corporativo. A unidade, que também passa a operar a partir de 1º de outubro, terá conexão com as áreas responsáveis por parcerias estratégicas, fusões e aquisições.

A nova divisão será liderada por Konstanty Owczarek. O executivo tem experiência em desenvolvimento corporativo, bancos de investimento e estratégias de investimento. Entre outras atividades, foi chefe de Estratégia e Inovação da divisão de Vida e Aposentadoria da seguradora AIG e ocupou cargos executivos no departamento de Computação de Alto Desempenho, IA e Laboratório da HPE.

Ler artigo completo

users online free counter