Ookla cria certificado de qualidade para redes Wi-Fi

há 1 semana 11
wi-fi, ooklaFoto: Divulgação/Ookla

A Ookla acaba de lançar o Speedtest Certified, um certificado de qualidade para redes Wi-Fi. Qualquer estabelecimento que deseje ter a qualidade da sua rede Wi-Fi reconhecida pode contratar a auditoria independente feita pela Ookla. Se passar no teste, ganha o direito de exibir o certificado em suas dependências por um ano – depois desse prazo é necessário renová-lo.

O serviço está disponível no mundo inteiro. Seu foco principal são hotéis, aeroportos, estádios e escritórios corporativos, já que a qualidade da rede Wi-Fi pode ser um diferencial quando uma empresa escolhe uma sala para alugar.

A auditoria da Ookla é feita presencialmente por meio de seus próprios técnicos ou de parceiros autorizados. São verificadas várias métricas, como a qualidade do sinal, a configuração da rede, a segurança da rede, a velocidade de download e de upload, a latência, o jitter, e a qualidade do backhaul.

O tempo para a realização do teste varia de acordo com o tamanho do local. Aeroportos e estádios vão levar mais tempo do que um escritório, por exemplo.

É conferida uma nota de 0 a 100 para a qualidade da rede Wi-Fi. Somente os locais com nota a partir de 75 recebem o certificado de qualidade. Os proprietários das redes têm acesso a um painel no qual podem conferir as medições da auditoria referentes ao Wi-Fi no seu local.

O custo pelo trabalho de certificação é pago pelo dono do estabelecimento. A Ookla entende que não há um conflito de interesses porque ela tem um nome a zelar e goza de credibilidade de muitos anos na análise da qualidade de redes celulares.

Sinal móvel

A certificação Speedtest para redes Wi-Fi está sendo lançada nesta segunda-feira, 15, com disponibilidade global. Há planos de lançamento futuro de um certificado para a qualidade do sinal das redes móveis em estabelecimentos.

Ler artigo completo

users online free counter